O fogo é formado pela reação em cadeia de três fatores, sendo eles: combustível, comburente e calor, cada tipo de fogo é extinto retirando um desses componentes do fogo quebrando a reação e cadeia.
Extintores de água pressurizada agem causando resfriamento no combustível, onde o combustível é necessariamente algum objeto que deixa algum tipo de resíduo. Os extintores de gás carbônico retiram o comburente do ambiente, que na maioria das vezes é o oxigênio é uma forma não eficiente em ambientes abertos, pois nesses ambientes o gás carbônico se dissipa. Já o pó químico ele faz o isolamento do combustível com o comburente com a camada de pó.
Usar o extintor de gás carbônico pode ser mais conveniente para ambientes onde há equipamentos delicados, o gás não faz sujeira, mas sua eficiência não é muito alto igual ao pó químico, porem o pó químico é mais eficiente e bem mais barato.
Classes do Fogo
A classificação dos fogos são conforme abaixo:
Tipo A – Madeira, Papel, Tecidos ou qualquer algo se queimado deixar resíduos Tipo B – Líquidos Inflamáveis Tipo C – Eletricidade Tipo D – Materiais Combustíveis Tipo K – Óleo ou Gordura
Fogos tipo A
São qualquer tipo de fogo que acumula residuos, ele é feito com elementos de madeira padronizados conforme a figura abaixo:
Fogos tipo B
São os liquidos inflamaveis, colocados em bandeijas do tamanho conforme a capacidade, veja na figura abaixo como é medido.
Exemplificando, um extintor pó químico ABC 4kgs tem uma capacidade extintora de 2A 20BC, ou seja conforme e as fotos este extintor terá a capacidade de extinguir o fogo de 78 elementos sólidos de 45x45x600mm e um fogo de uma área combustível de 2,16 x 2,16m, mesmo que 4,65m² completos com 245 litros do combustível n-heptano.
Esses testes são todos laboratoriais, feitos por especialistas com condições controladas.
Dúvidas com equipamentos de prevenção a incêndio?
Podemos te ajudar, toque no botão abaixo e fale com nossa equipe: